Shopping Uol

sábado, 6 de julho de 2013

Uma Reflexão sobre os Protestos no Brasil

Nas últimas semanas estamos presenciando as maiores manifestações organizadas pelo povo brasileiro.  manifestações estas que começaram em São Paulo com os jovens do MPL( movimento passe livre), que contestavam o aumento da tarifa dos transportes públicos, transportes estes que não são de boa qualidade. As manifestações contra os aumentos nas tarifas de transporte público, foi a última gota d'água que fez um povo com a paciência de um santo explodir em fúria nas ruas do país. A distância entre o povo e os ricos e poderosos no Brasil, é abismal!

Os jovens que por sua vez representam a maioria dos manifestantes, sabem que as coisas no Brasil não estão bem e que devem ocorrer profundas e urgentes mudanças na forma de governar o país: combatendo a corrupção generalizada, as injustiças sociais.., e se investir mais e melhor na educação, saúde, segurança pública, saneamento básico..., ao invés de se gastar biliões e biliões de reais na copa das confederações a decorrer, na copa do mundo do próximo ano e nas olimpíadas que decorrerão no Rio de Janeiro em 2016. 

Nas principais cidades do país, milhares de pessoas vão as ruas para lutar por um outro Brasil. As pessoas se sentem insatisfeitas com a maneira em que o país é governado, o resultado são os preços crescentes, serviços públicos ruins que forçam as pessoas a gastar o pouco que têm em planos de saúde privados e escolas privadas, enquanto ao mesmo tempo são galopantes os casos escandalosos de corrupção, que, em regra, ficam impunes. Em fim, faz com que as pessoas sintam que seus líderes estão gozando com eles.

Como resultado desta insatisfação generalizada,  vê-se manifestações massivas, trazendo mais de um milhão de pessoas às ruas em muitas cidades em todo o Brasil, enorme e extremamente diversificado. Em contra partida vemos uma "Polícia truculenta que não faz a menor questão de ser guardiã da democracia". Tudo indica que jamais nos orgulharemos daqueles que deveriam ser os soldados da ordem e da paz. Eles se confundem com baderneiros e vândalos na primeira oportunidade". Falando em vândalos nos protestos, é apenas uma pequena parcela de pessoas que destrói o patrimônio público e acha que as coisas se resolvem na base da depredação, se esquecendo para que haja mudanças é preciso exercer a cidadania sem medo mas com o respeito devido pois, só com respeito criamos as condições necessárias ao dialogo.

Então, o que falar sobre a cobertura da mídia nos protestos por todo Brasil? Manipuladora, tendencioso e vergonhosa . A depredação e a destruição do patrimônio público, a violência do atentado contra direitos alheios, os saques, foram totalmente relevados, obra de uma 'pequena minoria' ou de uns 'poucos radicais', afagavam os apresentadores de noticiários, abrindo espaço para mais abuso com suavidade criminosa. A globo só mostra os atos de vandalismo dos protestos, na tentativa conseguir colocar manifestante contra manifestante, uma vez que as manifestações estão gerando mais ibope do que a  Copa das Confederações. Enquanto que a record só mostra os protestos contra os gastos publicos na copa, dor de cotovelo por não ter os direitos de transmissão quer da copa das confederações como da copa do mundo do próximo ano. Band, sbt, rede tv, veja..... não são exceção nenhuma! Por isso acompanhe tudo pela internet.

Os protestos já estão dando alguns frutos: 
- Em curto prazo,  o aumento nas tarifas de transporte de 3,00 para 3,20 reais foi revogado na maioria dos municípios, e o senado aprovou um projeto que torna corrupção crime hediondo, mas ainda há muito mais a fazer.

- Em longo prazo, a presidente Dilma prometeu mais metrô e corredores de ônibus, investir a renda do petróleo na educação, mais transparência, criar o conselho nacional de transporte público e vários empregos, o controle da inflação e a estabilização da economia , entre outras.
Pra mim o mais importante das recentes manifestações no Brasil,  é na verdade, o despertar do povo brasileiro que parecia dormindo a beira do carnaval, futebol e novelas, mas ainda bem que o povo já acordou e foi pra rua reclamar de tudo aquilo que lhe é devido pelo governo! Poderia escrever mais, mas fico por aqui.

0 comentários:

Postar um comentário